segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pegadinha 'musical' da internet dá origem a vírus para iPhone

Praga coloca imagem do cantor Rick Astley na tela dos usuários Vírus só foi identificado em aparelhos desbloqueados na Austrália.Usuários do iPhone na Austrália divulgaram neste final de semana que seus telefones foram infectados por uma praga que tem como alvo aparelhos desbloqueados. Depois de se instalar nos portáteis, o código malicioso muda a imagem da tela para uma foto do cantor Rick Astley, sucesso nos anos 80. O mecanismo desse golpe é o mesmo descrito na sexta-feira (6) pela coluna Segurança para o PC.
 




Astley virou ícone dos nerds por conta de um brincadeira chamada “Rickrolling”: internautas “mascaram” o link desse clipe com a promessa de um texto interessante ou um vídeo inédito. Quando a vítima clica, é surpreendida com o clipe “Never Gonna Give You Up”, do cantor.

Segundo a empresa de segurança Sophos, a nova tela do iPhone vem acompanhada da frase “ikee is never going to give you up”, em referência à música. Ikee seria o responsável pela criação da praga que, ainda de acordo com a companhia, pode ter se espalhado por outros aparelhos em outras partes do mundo.

A Sophos afirma que, aparentemente, a praga não vai além de se espalhar e mudar o papel de parede dos telefones. Ainda assim, isso não significa que ataques desse tipo são inofensivos. “Acessar o equipamento de alguém e mudar os dados sem permissão é considerado crime em muitos países”, diz a empresa.

Funcionamento


Altieres Rohr, da coluna “Segurança para o PC”, divulgou recentemente um golpe parecido em que um adolescente espalhava uma mensagem na tela de diversos iPhones desbloqueados nos Países Baixos, aproveitando-se das senhas padrão usadas no telefone.



“O iPhone utiliza sempre a mesma senha para os usuários ‘root’ e ‘mobile’. Isso geralmente não é um problema porque não é possível realizar o login. No entanto, em iPhones desbloqueados, nos quais qualquer software pode ser instalado, usuários podem acidentalmente deixar em execução um serviço administração remota (SSH). Com isso, é possível acessar o aparelho por meio das senhas padrão”, explicou Rohr.



Arrependido


No caso da semana passada, o jovem conseguiu acessar os telefones porque há blocos de endereços IP específicos para acesso 3G e o iPhone pode ser facilmente identificado na rede. Com isso, foi possível acessar e hackear os aparelhos remotamente com facilidade. O invasor trocava a imagem de exibição com a mensagem, alertando sobre a invasão.



Quem acessava o site, agora já off-line, era apresentado a uma solicitação de um pagamento de US$ 4,95 para que a mensagem fosse retirada e a vulnerabilidade consertada. O responsável acabou se arrependendo do ocorrido e publicou um pedido de desculpas, além de instruções para remover a mensagem e alterar as senhas de acesso para proteger o aparelho. Ele também divulgou seu endereço de e-mail para quem precisasse de mais auxílio.










Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1371641-6174,00-PEGADINHA+MUSICAL+DA+INTERNET+DA+ORIGEM+A+VIRUS+PARA+IPHONE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário