sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Acer passa Dell em mercado global de PCs

A Acer passou a Dell e assumiu a segunda posição no ranking das maiores fabricantes em número de unidades embarcadas no mercado global de PCs. Com isso, ela se torna a primeira asiática do setor atingir uma posição alta na lista. As informações são de um levantamento divulgado pela empresa de pesquisa iSuppli.

No terceiro trimestre, os embarques da Acer cresceram 16,6%, somando 10,7 milhões de computadores, contra 9,2 milhões em igual período do ano passado, revelou a iSuppli. Por outro lado, os embarques da Dell caíram 5,9%, para 10,3 milhões de unidades. Com isso, a fabricante norte-americana passa para o terceiro lugar do ranking.
Quando se faz a comparação do terceiro com o segundo trimestre, a companhia taiwanesa aumentou os embarques em 31%, elevando o market share de 12% para 13,4%. No mesmo período, a participação de mercado da Dell caiu para 12,9%. "A segunda colocação da Acer no ranking global reflete não apenas o bom desempenho da companhia no segmento de notebook, mas também um histórico de crescimento para colocar a Ásia como a principal força na indústria de computadores", avaliou Matthew Wilkins, analista da iSuppli, em comunicado.
O sucesso da Acer está baseado no foco da companhia em laptops de baixo custo, especialmente os netbooks, e também nas fortes vendas na Europa e Estados Unidos. Durante o período de recessão econômica, o segmento de netbooks foi o que mais rapidamente avanço no mundo dos PCs.
A Acer, entretanto, não foi a única asiática a registrar um terceiro trimestre robusto. A Lenovo, quarta colocada na lista, assistiu seus embarques aumentarem 17,2% na comparação anual, o maior crescimento entre os cinco maiores fornecedores de PCs.
Em 2003, Acer e Lenovo ocupavam a sexta e oitava posições, respectivamente. "Os fabricantes asiáticos estão se tornando uma força global no mercado de PCs especialmente por conta da política agressiva de preço, além da agilidade em levar novidades ao mercado e reagir rapidamente aos movimentos da concorrência", atestou Wilkins.
A iSuppli espera que o mercado de PCs permaneça forte no quarto trimestre devido a chegada do Windows 7 e também pela expectativa de vendas em torno da temporada de compras de final de ano. Por conta desse otimismo, a empresa revisou a projeção de embarques de PCs para 2009; agora eles acreditam em queda de 0,9%, no levantamento anterior a previsão era retração de 4%.
Completam a lista dos cinco maiores fornecedores a HP, em primeiro lugar, e Toshiba, que levou a quinta colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário